Trânsito sem fraude. CNH com QR Code é a novidade

A novidade já está nas ruas baianas. Mais uma vez a tecnologia está a serviço da segurança. As Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) ganharam o QR Code, um código de barras bidimensional, com todos os dados do condutor e que podem ser lidos pelas câmeras de celular e dispositivos com o software apropriado.

O Departamento Estadual de Trânsito do Estado (Detran-BA) já está emitindo o novo modelo, sem custo adicional, tudo isso para dificultar as falsificações. Mas quem tem sua carteira, ainda dentro do prazo de validade, não precisa correr ou se preocupar, o documento permanece válido.

A tecnologia aumenta o grau de segurança na fiscalização do Detran, que poderá identificar mais facilmente a autenticidade das habilitações durante as blitzes. A medida cumpre a determinação da resolução 650 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

“Hoje, enfrentamos casos de clonagem da CNH, alteração de dados em carteiras furtadas ou perdidas e acréscimo irregular de categorias. Com o QR Code, o documento estará conectado ao Registro Nacional dos Condutores Habilitados, o Renach, o que vai garantir mais rigor na fiscalização “, explica o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes.

Comentários

Ir ao topo da página