Em Teixeira, quem vota com quem este ano?

A disputa pelo governo do estado na Bahia deverá ficar entre o atual governador, Rui Costa e o prefeito de Salvador ACM Neto. Rui Costa tem usado o peso da máquina do estado e já está em plena campanha. Neto, que só confirma sua candidatura em abril, tem se limitado a suas ações dentro de Salvador, onde tem sido considerado o melhor prefeito do Brasil. Pesquisas recentes mostram que a diferença entre ACM Neto e Rui Costa vem diminuindo. A provável saída de Lula da disputa eleitoral deverá ter reflexo na candidatura de Rui Costa.

Em Teixeira de Freitas a grande questão é saber como ficarão as lideranças locais. É provável que estarão no mesmo palanque o prefeito Temóteo Brito, que deve acompanhar a orientação do seu partido (PSD); o ex-prefeito João Bosco (PT), que deverá ser candidato a deputado estadual e o ex-deputado federal Uldurico Pinto, que historicamente nunca apoiou o carlismo. No palanque de ACM Neto deverão estar os outros dois ex-candidatos a prefeito que tiveram boa pontuação no resultado da última eleição, disputando uma vaga a deputado

Na última eleição para deputado em 2014 ficou claro que o eleitor de Teixeira resiste em votar em candidatos de fora, além disso nas pesquisas recentes os nomes que aparecem de forma espontânea são os pré-candidatos da terra. Para deputado federal aparecem os nomes de Uldurico Junior e Caio Checon. Como deputado estadual aparecem os nomes de João Bosco, Marta Helena, Lucas Bocão e Agnaldo da Saúde.

Alguns deles navegam num mar de incertezas. Caio Checon vê muita dificuldade em levar à frente sua candidatura, enquanto isso, Uldurico Junior, bem no estilo aguerrido da família, já está em campanha para reeleição.  A candidatura de João Bosco depende da aprovação das suas contas pela Câmara de Vereadores.  Agnaldo ainda não está definiu, depende do grupo liderado pelo prefeito Temóteo Brito. Já a líder do PSDB no município, Marta Helena, só depende da confirmação da candidatura de ACM Neto ao Governo do Estado.

Na última campanha de deputado apenas Uldurico Junior foi eleito representante da região para o congresso nacional e Teixeira perdeu seu representante na assembleia legislativa que era Temóteo Brito. O deputado que ficou com os cargos do estado em Teixeira foi Robinho de Nova Viçosa, o eleito mais votado em Teixeira.

Teixeira, por ser o maior colégio eleitoral do extremo sul e, por isso mesmo, sua capital, não pode deixar de eleger seus representantes tanto em nível federal como estadual. Isso porque, estes representantes, podem alocar recursos ajudando no seu desenvolvimento. Para que isso aconteça é importante que se vote nos candidatos da terra reforçando o voto distrital.

Comentários

Ir ao topo da página