Invenção permite transformar água do mar em potável

A ONU estima que até 2025, 14% da população mundial enfrentará escassez de água. Essa informação deixa ainda mais importante essa invenção, capaz de transformar água do mar em água potável.

Pesquisadores da Universidade de Manchester, no Reino Unido, criaram uma “peneira” de grafeno, que consegue remover o sal da água. A peneira usa um derivado químico, o óxido de grafeno, e pode ser altamente eficiente na filtragem do sal. Os resultados da pesquisa foram divulgados na publicação científica Nature Nanotechnology.

Rahul Nair, que liderou a pesquisa e seus colegas, demonstraram que colocar paredes feitas de resina epóxi em cada lado da membrana de grafeno é suficiente para frear o inchaço do material. Isso também permitiu aos cientistas ajustar as propriedades da membrana, deixando passar mais ou menos sal, por exemplo. Outra boa notícia, é que o óxido de grafeno pode ser feito facilmente em laboratório.

“Nosso próximo passo é comparar as membranas de óxido de grafeno com o material mais sofisticado disponível no mercado”, diz Rahul. Mas até o momento, era difícil e caro produzir barreiras de grafeno em escala industrial com os métodos existentes.

Comentários

Ir ao topo da página