Belmonte (Santa Maria Eterna) vai ser referência em energia solar na Bahia

Energia Solar na Bahia
Energia Solar (Foto: Reprodução)

O município de Belmonte foi escolhido para ser polo de projetos de investimentos para geração de energia fotovoltaica, atraindo empresas dos mais diferentes segmentos do setor, o que vai possibilitar tornar a Bahia um dos estados líderes no setor de energia solar.

Em busca dessa liderança, o Estado investe em projetos promissores, a exemplo do que foi elaborado pela MMC Consultoria & Engenharia, em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) a fim de produzir todos os ingredientes que farão do estado a maior potência nacional na produção de energia limpa.

Segundo o engenheiro Eduardo Aragon, um dos responsáveis pelos estudos, o projeto prevê o aproveitamento da jazida de Santa Maria Eterna, em Belmonte. “Trata-se de depósitos arenosos de alta pureza, com uma areia muito fina e clara, com teores de 99,84% de sílica, cuja qualidade in natura é excelente para a indústria química, cerâmica e, principalmente, de vidros com transparência total”, acrescentou.

A Bahia tem 32 empreendimentos em energia solar. Até o final de junho, a Enel Green Power coloca em funcionamento os parques de Bom Jesus da Lapa e Tabocas do Brejo Velho. Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) mostram que a média para cada MW é de 30 empregos gerados.

Portanto, espera-se que 12 mil pessoas sejam empregadas com estes 14 parques em implantados.

 

Comentários

Ir ao topo da página