Centro de Equoterapia já é realidade em Teixeira de Freitas

Já está em funcionamento o  primeiro Centro de Equoterapia de Teixeira de Freitas, ele funciona no 13º BEIC (Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação) e foi inaugurado nesta quinta-feira, 22. A melhor notícia, é que os serviços são gratuitos. A equipe de profissionais é ampla e conta com médico, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, enfermeiro, psicopedagogo, assistente social, equitador com formação em equoterapia. Os trabalhos são voltados para  crianças e adolescentes. Antes do início do tratamento, os pacientes passarão por avaliação médica, psicológica e fisioterápica para garantir a integralidade da terapia.

Demonstração dos trabalhos

A ideia para a formação deste Centro nasceu na Associação Educativa de Inclusão e Cidadania (ASSEDIC), que é uma entidade sem fins lucrativos, em parceria com a Polícia Militar, que trabalha pelo conforto, segurança e amparo à população e percebeu neste projeto mais uma maneira de beneficiar a sociedade.

Ao saber da existência do projeto, a  psicóloga, habilitada para equoterapia pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE), Mirella Silva, engajou-se nele com muito empenho. Desde 2008, quando fez o curso na ANDE, Mirella alimentava o sonho de trabalhar em um projeto como esse. “Sou apaixonada!” exclama.

A prática da equoterapia é indicada para os casos de doenças genéticas, ortopédicas, musculares, clínico metabólicas, em casos de sequelas e traumas, doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais, assim como, distúrbios de aprendizagem e linguagem.  Justamente por ser tão abrangente, o quadro de profissionais deve ser o mais amplo possível.

Mas, você já ouviu falar em Equoterapia? Sabe o que é e para que serve? Como o nome sugere, trata-se de um método terapêutico e educacional que se utiliza do cavalo. O andar do animal, explorado terapeuticamente, é capaz de trazer melhorias às pessoas com deficiências físicas ou mentais. Com cuidados e atendimentos individualizados, metas são traçadas para que cada criança ou adolescente alcance o seu melhor resultado.

Equoterapia- atendimentos gratuitos

Antes mesmo da inauguração

Com o ambiente montado, em outubro do ano passado, 2017, durante os festejos pelo Dia das Crianças, foi possível simular uma sessão de equoterapia. Dias depois, a população de Teixeira de Freitas e região tomou conhecimento deste trabalho, graças ao espaço que a Prefeitura cedeu para o Centro durante a Expo Teixeira. Foi ali, que o senhor Valdir Schmidt leiloou uma novilha em benefício do Centro. Ainda no mês de outubro, no dia 27, os estudantes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Paulo Freire em Teixeira de Freitas, participaram de uma mesa redonda em que o tema foi abordado.

A etapa seguinte, foi a formação da equipe. Os profissionais são voluntários e, conforme contou a Capitã PM Kelly Ravany, subcomandante do 13º BEIC, todos passaram por cursos de qualificação, como o de equitação para equoterapia, com aulas práticas e teóricas.

Seguem os trabalhos

No próximo domingo, dia 25, a partir das 11h30, haverá uma feijoada beneficente no Parque Everaldo Maffei, no espaço de leilões do Parque de Exposição. Parte do valor arrecadado será revertido para a equoterapia.

Comentários

Ir ao topo da página