Discussões pela paz abrem espaço para o fortalecimento do ecumenismo

Quando veio para Teixeira de Freitas para ser ordenado Bispo na Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas, em janeiro de 2018, Jailton Oliveira Lino, 52 anos, encontrou uma cidade que convive com altos índices de violência e criminalidade. De acordo com o Atlas da Violência de 2017, Teixeira de Freitas é a 7ª cidade mais violenta do país.

Bispo Jailton na caminhada pela paz
Pastor Oseias, Padre Celso, Padre Fabiano, Irmã Cristina, Bispo Jailton Oliveira, Juiz Roney e o Major Magalhães

Menos de 60 dias depois, ele convocou a sociedade para debater esse problema social e propôs uma Caminhada, como um marco das ações que deverão acontecer a favor da paz, na luta por uma cidade melhor e com menos violência. A partir de uma reunião, que aconteceu em 27 de fevereiro, o tema comum, que sensibiliza a sociedade, deu abertura ao fortalecimento do ecumenismo na cidade.

Por ser um tema comum, que sensibiliza toda a sociedade, padres católicos, um padre ortodoxo, irmãs franciscanas e um pastor batista, entre outros, uniram esforços para a divulgação e posterior realização da Caminhada. Desde então, eles participam de reuniões, divulgação em rádio e outras atividades, juntos.

O Ecumenismo é a busca da unidade entre todas as igrejas cristãs. É um processo de entendimento que reconhece e respeita a diversidade entre as igrejas. A ideia de ecumenismo é exatamente reunir o mundo cristão. Esse fenômeno, tem por princípio a realização de trabalhos em conjunto para ajudar os necessitados e lutar por justiça, além de promover os cultos ecumênicos. “O tema clama por união”, apontou o Padre Ortodoxo Celso Kallarari.

Bispo Jailton na caminhada pela paz
Pastor Oseias, Padre Celso, Padre Fabiano e o Bispo Jailton Oliveira

Assim, no dia 24 de março, haverá a Caminhada Pela Paz, com o tema “Diga não à violência. Abrace a Paz”. A concentração será na Praça do Rondelli, em frente ao estádio e a chegada será na praça da Bíblia. “Essa abertura é benéfica para todos”, analisou o pastor Oséias Santos, da Primeira Batista de Teixeira de Freitas.

Na manhã desta quinta-feira, o Padre Fabiano, da Igreja Católica, o Pastor Oseias Santos e o Padre Celso, ortodoxo, mais uma vez estarão juntos, no programa Acorda pro Café, na Sucesso FM, às 7h30 e às 18 horas na rádio ElDorado, no programa 18 em Ponto.

Além do âmbito religioso, o movimento pela paz conta com a participação ativa da Ordem dos Advogados/Teixeira de Freitas, magistrados, militares, empresários e demais representantes da sociedade civil.

Comentários

Ir ao topo da página