Você conhece o Extremo Sul da Bahia?

A verdade é que nem mesmo quem mora no Extremo Sul da Bahia o conhece bem. São 21 municípios, entre o Rio Jequitinhonha e as montanhas de Minas e Espírito Santo. Neste pedaço de chão, são 30 mil quilômetros – área maior do que os estados de Sergipe e Alagoas. A população é de aproximadamente 1 milhão de habitantes, isso quer dizer que tem mais gente morando por aqui do que no Acre, Roraima ou Amapá, sem contar os mineiros e capixabas que trabalham e estudam, mas retornam pra dormir nas suas cidades.

Vamos começar nossa viagem pelo litoral. São 365 quilômetros de praias, deixando pra trás, em tamanho, Pernambuco e outros quatro estados do Nordeste. E não tem nada de exagero nisso. Pense num lugar que tem, lado a lado, a Costa do Descobrimento – com Porto Seguro, arredores e seu peso histórico – e a Costa das Baleias – lugar do arquipélago de Abrolhos, o santuário das baleias Jubarte, a mais importante área de reprodução dessa espécie no Atlântico Sul Ocidental.

Bill Gates, Gisele Bündchen

Por aqui nada é estático, até a história do Brasil mudou. Se no seu livro de história está escrito que os portugueses chegaram primeiro em Porto Seguro, pela descrição da carta de Pero Vaz de Caminha, o lugar de chegada foi a Barra do Cahy, no município de Prado. Está lá para que se leia: “neste dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! Primeiramente dum grande monte, mui alto e redondo; e doutras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos: ao monte alto o capitão pôs nome – o Monte Pascoal e à terra – a Terra da Vera Cruz.” Qualquer velejador ou pescador da região sabe que essa visão do escrivão, só existe das águas da Barra do Cahy.

Para aproveitar o clima, a beleza e os investimentos estruturais, moradores e turistas chegam por terra, água e principalmente, pelo ar. O Extremo Sul da Bahia conta com quatro aeroportos, sendo dois comerciais. O mais ativo é o de Porto Seguro, classificado como internacional, seguido de Teixeira de Freitas. Dois de uso diferenciado, o de Caravelas, construído na época da 2ª Guerra Mundial, com duas pistas de 1,5 mil metros. E a pista privada do condomínio Terravista, em Trancoso, exclusiva para moradores, que fica ao lado do clube de golfe, que está entre os dez melhores campos do Brasil.

Trancoso é famosa por seus muitos moradores ilustres, como Elba Ramalho, Bruna Lombardi, Ronaldo Fenômeno, Nizan Guanaes e muitos outros. Por lá, você corre o risco de bater de frente com uma celebridade, daqui ou de acolá, como Will Smith, Gisele Bündchen, Bill Gates, Leonardo DiCaprio, Beyoncé, Galvão Bueno e tantos mais. E pra quem curte arquitetura e lirismo, a dica é o Teatro L’Occitane.

Educação forte

Além do turismo, a economia da região se aquece com o comércio e se firma no campo. Aqui estão os três maiores rebanhos bovinos do estado, nos municípios de Itamaraju, Guaratinga e Itanhém. Cortada pelos rios Itanhém, Jucuruçu e Jequitinhonha, a região tem terras bastante produtivas. Teixeira de Freitas é famosa pela qualidade e exportação das melancias e abóboras, enquanto Mucuri é o maior exportador de mamão da Bahia. Itabela ostenta o título de cidade do Café Conilon. O posto de pioneiro na produção de cacau nutrirrigado e fertirrigado do Brasil também é o Extremo Sul da Bahia.

A produção de celulose, uma das referências do Extremo Sul, começou no início da década de 90 e segundo o Instituto de Meio Ambiente do Estado da Bahia (IMA), a região é uma das mais produtivas do mundo. O cultivo do eucalipto encontrou um grau de produtividade 5 vezes maior que em outras regiões do país, se tornando uma das molas propulsoras da economia.

O Extremo Sul não é só praia, turismo, festa, agricultura, pecuária, comércio, eucalipto, o Extremo Sul é educação. Aqui está implantado um rico polo de ensino superior, com instituições privadas e públicas, como os Campus X e XVIII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Teixeira e Eunápolis e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Teixeira de Freitas e Porto Seguro. Entre praias e rodovias são milhares de histórias e possibilidades. Aqui não falta nada, aqui tem de um tudo!

Comentários

Ir ao topo da página