Chegou a hora do mata-mata. Veja os jogos das oitavas de final e o chaveamento da Copa

Com o fim da primeira fase nesta quinta-feira (28), metade dos times dão adeus para a Copa do Mundo, enquanto as outras 16 equipes já começam a se preparar para o confronto com seus adversários nas oitavas de final da competição. Confira o chaveamento do Mundial na Rússia e todos os jogos que compõem a primeira etapa da fase mata-mata do torneio de seleções.
Embora quem queira ser campeão não tenha de escolher adversário, nesta edição da Copa do Mundo, o chaveamento do mata-mata trouxe um tempero a mais para a competição. Enquanto de um lado ficaram seleções tradicionais do torneio e já campeãs do mundo, como Argentina, França, Uruguai e Brasil, a outra chave contém equipes menos tradicionais no cenário mundial, como Dinamarca, Suécia, Suíça, Rússia e Croácia.
Duelos das oitavas
Sábado (30/06)
França x Argentina (11h)
Com a promessa de ser um dos jogos mais disputados das oitavas de final, França e Argentina, duas seleções que já foram campeãs do mundo, disputarão a sobrevivência de seus sonhos por mais um título de Copa. Primeira colocada do Grupo C, a seleção francesa fez uma primeira fase sólida, consistente, e mostrou muito organização tática e qualidade técnica, ganhando os dois primeiros jogos – contra a Austrália por 2 a 1, e o Peru por 1 a 0 – e empatando o último contra a Dinamarca em 0 a 0. Os “hermanos” chegam às oitavas de final com muita pressão por uma reação. Jogando mal os três jogos na chave D, o time de Lionel Messi precisa mostrar um futebol muito melhor do que o apresentado para seguir adiante na competição. O jogo acontecerá em Kazan.
Uruguai x Portugal (15h)
Passando em primeiro lugar do Grupo A, o Uruguai é um dos poucos times que estão 100% na competição, e o único a não tomar nenhum gol. Na última rodada, a Celeste Olímpica conseguiu uma vitória larga contra a embalada Rússia por 3 a 0 e garantiu a liderança da chave. O adversário dos uruguaios será a seleção de Portugal, do craque Cristiano Ronaldo, um dos artilheiros da competição. Após um empate em 1 a 1 contra o Irã, Portugal perdeu a chance de ser o líder do Grupo B. O jogo acontecerá em Sochi.
Domingo (01/07)
Espanha x Rússia (11h)
A Fúria irá disputar força com a anfitriã da Copa do Mundo em um duelo muito interessante das oitavas de final. Após o empate com o Marrocos por 2 a 2 na última rodada da fase de grupos, a Espanha conquistou a liderança do Grupo B e agora enfrentará a Rússia, que ao perder o confronto direto com o Uruguai, ficou em segundo da sua chave. Com um dos melhores ataques da competição, com oito gols marcados, a Rússia colocará seu plano de jogo e seu vigor físico à prova contra a Espanha, que tem estilo de jogo bem definido e que prioriza a posse de bola. O jogo acontecerá em Moscou.
Croácia x Dinamarca (15h)
Líder do Grupo D, a Croácia mostrou um bom futebol na primeira fase e fez por merecer os 100% de aproveitamento que conquistou as três vitórias em três jogos, sendo uma delas um expressivo 3 a 0 sobre a Argentina. Liderados po Modric e Rakitic, a equipe croata mostrou, na fase de grupos, uma boa organização tática e uma técnica no setor de meio-campo acima da média comparado às outras seleções desta Copa do Mundo. O seu adversário será o pragmático time da Dinamarca, que conquistou sua vaga jogando muito bem no setor defensivo, marcando muito bem seus rivais dentro de campo: foram dois empates e apenas um gol sofrido na primeira fase. O jogo acontecerá em Novgorod.
Segunda-feira (02/07)
Brasil x México (11h)
Após dois jogos com futebol abaixo do que foi visto nas Eliminatórias – no empate com a Suíça por 1 a 1 na estreia, e a vitória conquistada nos acréscimos do segundo tempo contra a Costa Rica por 2 a 0 -, o Brasilvenceu a Sérvia por 2 a 0 mostrando um bom futebol, com imposição técnica e tática, articulando boas jogadas. Com sete pontos, a Seleção terminou a fase de grupos como primeiro do Grupo E e vai enfrentar o México nas oitavas de final. A equipe do técnico Osorio mostrou ter muito comprometimento tático e que merece ser respeitada, principalmente após o início de Copa do Mundo, quando venceu a Alemanha por 1 a 0 e a Coreia do Sul por 2 a 1. Embora tenha perdido para a Suécia por 3 a 0, o time mexicano deve vir concentrado nos contra-ataques contra o Brasil, apostando nos seus jogadores de velocidade. O jogo acontecerá em Samara.
Bélgica x Japão (15h)
Depois de bater a Inglaterra por 1 a 0 na última rodada do Grupo G da Copa do Mundo, a Bélgica, assim como a Croácia e o Uruguai, chega até a fase de mata-mata com 100% de aproveitamento: três vitórias em três jogos. Com um plantel recheado de craques, composto por nomes como Hazard, Mertens, Lukaku e De Bruyne, a “Geração de Ouro” belga terminou a fase de grupos com nove tentos marcados, sendo o melhor ataque da competição. O adversário do time dos Países Baixosserá o disciplinado Japão, que avançou para as oitavas de final por ter recebido menos cartões amarelos que o seu concorrente direto no Grupo H, o Senegal. A equipe do meio-campista Shinji Kagawa vem para essa partida após ganhar da Colômbia por 2 a 1, empatar com o time africano de Sadio Mané em 2 a 2, e perder para a eliminada Polônia por 1 a 0. Inconstante e com um futebol focado nos passes, a equipe nipônica é a única seleção asiática na segunda fase do Mundial na Rússia. O jogo irá acontecer em Rostov.
Terça-feira (03/07)
Suécia x Suíça (11h)
FApós atropelar o México na última rodada da fase de grupos por 3 a 0, a Suécia, ao contrário do que se imaginava para o Grupo F da Copa do Mundo, conquistou a primeira colocação da chave. Com jogos bem sólidos na defesa e um bom jogo aéreo, o time escandinavo conquistou duas vitórias – além do time de Osorio, os suecos venceram a Coreia do Sul por 1 a 0, com um gol de pênalti. Até na derrota para a Alemanha por 2 a 1, o time sueco saiu de cabeça erguida, já que mostrou condições de jogar de igual para igual com a atual campeã do mundo. Da mesma forma, a Suíça passou em segundo lugar no Grupo E, depois que mostrou sua força defensiva, organização tática e poder de contra-ataque nos jogos contra o Brasil, quando foi buscar o empate por 1 a 1 no segundo tempo, e no confronto contra a Sérvia, em que virou a partida, após sair perdendo. O jogo promete ser definido em uma bola, já que os times não se expõem muito. O jogo acontecerá em São Petesburgo.
Colômbia x Inglaterra (15h)
Colômbia e Inglaterra será um dos grandes confrontos das oitavas de final. Com um futebol envolvente e uma essência ofensiva, o time comandado pelo argentino José Pékerman, apesar da derrota para o Japão na primeira partida por 2 a 1, quando atuou praticamente os 90 minutos com um jogador a menos, mostrou muita velocidade e imposição física sobre os seus adversários do Grupo H, garantindo-se na primeira colocação da chave. O adversário da seleção dos craques James Rodríguez, Falcao Garcia e Cuadrado será a Inglaterra do artilheiro Harry Kane. Em um grupo tranquilo, em que venceu Tunísia e Panamá com tranquilidade, o English Team perdeu a primeira colocação para a Bélgica depois de ser derrotado por ela na última rodada. O versátil e rápido time inglês terá um desafio grande para continuar com o sonho do bicampeonato mundial. O jogo acontecerá em Moscou.
(Conteúdo portal Terra – Mateus Riga, texto)

Comentários

Ir ao topo da página