PET
ESPECIAL

Marta: Quem é essa mulher?

A trajetória de Marta é marcada pela luta em defesa da população carente e da vida das mulheres e de combate à precarização dos serviços de saúde publica.

05/08/2019 18h25
Por: Redação
Fonte: EXTREMUS21

Marta Helena elegeu-se com 1.568 votos e foi a candidata ao cargo de vereador mais bem votada no município em 2004. Na eleição seguinte foi reeleita com 2.203 votos batendo novo recorde. Nos últimos anos ela disputou aos cargos de vice-prefeita (2012), deputada estadual em 2014 e 2018, sendo que em 2014, numa casadinha, deu ao então deputado federal Jutahy Magalhães 5 mil votos, a maior votação fora de Salvador. Em 2016 ficou em terceiro lugar na disputa pela prefeitura de Teixeira de Freitas. No legislativo municipal, o resultado alcançado por Marta impressionou políticos tradicionais e a população, principalmente devido à defasagem histórica na representatividade feminina na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas. 

 

De acordo com Marta Helena, é fundamental, para ser uma boa vereadora, não ver o exercício deste cargo como um emprego ou uma profissão mas sim um espaço legitimo e fundamental de representação popular e defesa da Democracia. “Velhas praticas políticas precisam ser superadas, trocadas por práticas que dão sentido ao verdadeiro agir político necessário à construção de uma sociedade onde os recursos oriundos dos tributos que todos pagamos voltem em benefício do bem coletivo,” pondera a a ex-vereadora.

 

Segundo Marta, ela precisa continuar encorajando outras mulheres. “Gostaria que mais mulheres participassem ativamente da política. Que se apresentem como candidatas a quaisquer cargos eletivos.  Acredito que a política possa se tornar melhor, com  uma maior participação das mulheres. Nesse sentido meu mandato quer ser uma afirmação da importância da participação da mulher na política,” Disse.

 

Qual a história de Marta?

 

Natural de Teófilo Otoni (MG) e nascida na década de 50 (63 anos), Marta chegou em Teixeira de Freitas em 1977, trazida por seus pais, Gabriel Leal e Maria Efigenia. Não demorou muito para Marta adotar Teixeira de Freitas como a sua nova cidade. Ainda jovem, aos 24 anos de idade, Marta começou sua trajetória e assim foi por muitos anos sem exercer qualquer tipo de cargo eletivo. Marta Helena Leal hoje é enfermeira e continua militando na causa social sem descanso ou pausa desde os anos 80, sendo a saúde a sua principal bandeira. Como vereadora de Teixeira de Freitas por dois mandatos, foi uma das referências na luta pela valorização dos servidores, por uma saúde mais digna, pelos direitos das mulheres e no estímulo à assistência social. 

 

A trajetória de Marta é marcada pela luta em defesa da população carente e da vida das mulheres e de combate à precarização dos serviços de saúde publica. “Vou lutar para que nenhuma mulher ou cidadão passe constrangimento ou tenha o seu acesso aos serviços públicos negligenciados. Se um dia eu voltar a ocupar um cargo eletivo, tenham certeza de que o meu mandato será uma trincheira de lutas e um megafone das demandas sociais,” completa.

  •  Marta: Quem é essa mulher?
  •  Marta: Quem é essa mulher?
  •  Marta: Quem é essa mulher?
  •  Marta: Quem é essa mulher?
  •  Marta: Quem é essa mulher?
  •  Marta: Quem é essa mulher?
  •  Marta: Quem é essa mulher?
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.