PET
ELEIÇÕES 2020

Eleições 2020 já agitam os bastidores políticos de Teixeira de Freitas

Partidos cogitam nomes e se articulam para a disputa da Prefeitura no próximo ano

31/08/2019 09h55Atualizado há 2 meses
Por: Rafael Nunes
Fonte: EXTREMUS21

A um ano das definições partidárias visando as sucessões municipais – o calendário eleitoral determina que as convenções das legendas ocorram entre 20 de julho e 5 de agosto de 2020 – nomes surgem como possíveis pleiteantes à disputa pela Prefeitura de Teixeira de Freitas. A prematura largada da corrida pela cadeira do executivo, agita os bastidores políticos: já há articulação para prováveis alianças.

No xadrez eleitoral, aparecem nomes de ex-secretário municipal, vice-prefeito, vereadores, ex-vereadores e outros que nunca ocuparam cargos políticos ou foram testados nas urnas. Levantamento feito por Extremus21 com legendas e políticos cogitados para a disputa indicou cerca de oito possíveis pleiteantes.

Alguns políticos avaliam que a larga quantidade de pré-candidatos deve ser reduzida até a definição das chapas. e que o atual movimento das legendas serve para “marcar território e mostrar força”, visando acordos futuros.

Ainda sem ter um nome definido, o PSB também sinaliza lançar candidato próprio. O PT ainda é uma indefinição já que não há uma resposta oficial sobre a candidatura do ex-prefeito João Bosco, que viu o seu ex-secretário de saúde largar na frente com a sua filiação ao partido do atual senador Otto Alencar (PSD), agremiação que também deve receber o atual vice-prefeito de Teixeira de Freitas, Lucas Bocão.

O PDT que ensaiou caminhar com o vereador Jonathan Molar, recuou após o edil se aproximar do PSB e entrou em conversas com o também vereador Arnaldo Ribeiro, que aproveitará a janela para a migração, encerrando sua caminhada no PT por divergências internas.

O nome mais novo no cenário é o do Dr. Marcelo Belitardo, filiado ao DEM, ele vem buscando fortalecer o projeto com nomes que darão sustentação à sua candidatura, como por exemplo, o presidente nacional da legenda e atual prefeito de Salvador, ACM Neto. Marcelo também poderá se destacar como uma das novas caras da oposição em Teixeira de Freitas.

O PSDB da ex-vereadora Marta Helena sempre esteve com os seus passos definidos em Teixeira de Freitas. Marta também vem buscando apoios para demarcar seu território nesse processo que promete ser um dos mais disputados dos últimos tempos. Quem precisou do apoio de Marta nas ultimas eleições não se decepcionou, pois a tucana sempre se saiu muito bem como uma grande transferidora de votos, o que facilita agora uma retribuição à sua candidatura para prefeita em 2020.

Caio Checon preferiu acelerar todo o jogo quando lançou oficialmente a sua pré-candidatura ao executivo municipal. No evento estiveram presentes o seu mais novo aliado, o Dep. Federal, Cláudio Cajado, o presidente do Solidariedade na Bahia, Luciano Araújo e da também pré-candidata à prefeita, Marta Helena e do atual vereador Marcos Belitardo, representando o seu irmão e também pré-candidato, Marcelo Belitardo. A presença desses dois últimos nomes, deixou alguns adversários em sinal de alerta. 

Quem está sendo acompanhado de perto por todos os outros postulantes é o atual prefeito, Temóteo Brito, que iniciou a sua corrida pela reeleição. Para os seus aliados, o momento agora é de reorganização e estratégia, objetivando menos erros e mais unificação do grupo. Temóteo que venceu as eleições pelo PSD, agora poderá ser mais um nome do PP na região, pela permanência no executivo municipal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.